Como construir uma base sólida de fãs através do engajamento de seguidores em suas redes sociais? Como trazer cada vez mais seguidores? Como gerir o conteúdo com frequência e sinceridade? Descubra a resposta para essas perguntas e todo poder que as redes sociais podem exercer em sua carreira.

Por: Luiz Gusttavo

As Redes Sociais têm permitido que cada vez mais pessoas se conectem através da internet, o mundo inteiro está conectado e nosso acesso à informação, cada vez mais facilitado. Com a música não é diferente, hoje temos acesso a músicas que acabaram de ser lançadas do outro lado do planeta, fazendo com que grandes projetos musicais tenham fãs em todos os continentes, cada vez mais engajados e ativos.

Além disso, as plataformas de streaming facilitaram o acesso de artistas a novos ouvintes, independente do seu tamanho. De recursos gratuitos a soluções para grandes lançamentos, existem plataformas que permitem que a primeira música de um artista alcance milhares de artistas. Isso, aliado a um bom trabalho nas redes sociais tem levado cada vez mais artistas independentes do anonimato a grandes clubes e festivais no mundo todo, independente de seu estilo musical. Na postagem de hoje, falaremos um pouco sobre o bom trabalho em redes sociais e alguns passos que podem ajudar a construir sua própria base de fãs e seguidores.

Defina sua presença

Para ter cada vez mais autoridade no meio digital, é importante definir sua presença, a menos que você já seja um grande artista consagrado, é desnecessário que você seja um heavy user de todas elas. Mas estar presente, pode facilitar que as pessoas te encontrem e comecem a se familiarizar com o som que você faz. Cada público, estará presente em uma determinada rede social, como as possibilidades são diversas, é importante definir em qual delas você irá mais interagir e como vai encontrar o público em cada uma delas.

Seja autêntico e engajado

O engajamento é importante para mostrar sua autoridade no ramo musical, porém ele não deve partir apenas de seus seguidores, você deve se comunicar com eles, além disso é importante interagir com as páginas dos grandes projetos de seu estilo musical, de festivais e casas de show que você quer tocar. Sua personalidade também vai ser muito eficaz no meio, por isso a autenticidade é característica muito importante, pois é ela que vai diferenciar você de outros artistas e fazer uma conexão verdadeira entre possíveis fãs.

Crie conteúdo de qualidade

Seus fãs desejam ver conteúdo de qualidade, é através dele que você irá se posicionar como o artistas que você quer ser. Produtores musicais, devem mostrar suas produções para seu público, enquanto artistas de palco, devem mostrar sua presença de palco e pesquisa. Covers, sets, vídeos de viagens, bastidores de apresentações e seu dia a dia fora da música, as possibilidades são infinitas e tudo pode se tornar um bom vídeo para o feed, ou mesmo aquele story que todo mundo vai querer interagir.

Frequência e constância

Insista, persista e não desista, se você está fazendo um bom trabalho, em algum momento o algoritmo vai encontrar sua postagem e torná-la um viral. Mas para isso, é necessário que você deixe pouco espaço entre as postagens, e claro, manter a frequência delas, isto é, se toda semana você posta algo, seu público e o algoritmo estarão lá esperando a postagem semanal, falhar vez ou outra é normal, mas não faça disso regra e sim, exceção.

Use hashtags relevantes

Em todas as redes sociais, as hashtags são uma ótima maneira de alcançar novos usuários, muita gente segue as que são mais relevantes para si, além disso, a entrega é sempre relacionada aos assuntos de interesse do usuário. Com elas você se conecta a possíveis fãs que estão procurando por conteúdo semelhante ao seu. Você pode relacioná-las à #música ou ao seu estilo musical como, #popmusic, #rocknroll ou #indie e algumas hashtags da moda, que podem variar de acordo com a rede e com o momento, devendo ser observadas entre aquelas postagens com mais visualizações e conteúdos virais.

Faça parcerias com outros artistas e marcas

Parcerias são muito importantes no começo de carreira, sempre há alguém maior que você disposto a fazer uma postagem colaborativa para te ajudar a crescer. Você será visto por pessoas que podem gostar do seu trabalho, mas que ainda não te conhecem, além de melhorar a credibilidade de seu projeto. Aqui a criatividade é que definirá os limites, essas parcerias podem ser feitas desde artistas do mesmo segmento dividindo o palco, até misturar dois ou mais estilos para criar o feat. perfeito.

 

Conectar-se com os fãs e construir uma base de seguidores por meio das redes sociais é uma estratégia fundamental para os artistas em qualquer momento da carreira. Ao estabelecer sua presença nas redes sociais, sendo autêntico, criando conteúdo de qualidade, utilizando hashtags e colaborações, você pode construir uma comunidade de seguidores engajados e conquistar admiradores. Não se esqueça de interagir com seu público e cultivar um relacionamento próximo e autêntico, pois essa é a chave para o sucesso nas redes sociais. Além destas dicas, você pode precisar de mais algumas orientações para a carreira, para isso recomendamos você fazer o download do nosso Guia Definitivo do Marketing para Músicos para ter uma visão mais ampla da sua carreira, entender qual seu momento e as melhores estratégias para avançar ainda mais.

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