A música vende e nós conseguimos provar cientificamente que estamos falando a verdade. Neste texto você verá algumas de nossas referências e saberá qual a música ideal para trabalhar como um vendedor em seu estabelecimento.

Por: Luiz Gusttavo
Música boa é sinônimo de sacolas cheias – Image by lookstudio on Freepik

 

A música vende e eu posso provar, você provavelmente já ouviu falar que “Venda é Emoção”, isto é, de acordo com o que o cliente está sentindo, ele estará mais ou menos inclinado a fechar um negócio. Além disso, no livro BrandSense, Martin Lindstorm diz que a música se conecta ao ânimo criando emoções.

 “Assim como o cheiro se conecta à memória, o som se conecta ao ânimo. O som na verdade cria o ânimo, assim como sentimentos e emoções.” 

Então, seguindo um silogismo aristotélico concluímos que, se venda é emoção e a música emociona, logo a música vende. Só esse primeiro parágrafo já seria o suficiente para te convencer disso, porém vamos além.

Edgard Varése, foi um famoso compositor francês, com várias obras em seu repertório, influenciou e influencia, vários compositores até a era moderna. Ele gostava de dizer que não era um músico, e sim alguém que trabalhava frequências e intensidades de modo a organizar sons e transformá-los em música, porém isso é um jeito de definir um músico. Sua ideia de que a música era um barulho organizado levou a alguns estudos sobre a influência da música no cérebro, inclusive um trecho de uma de nossas referências, A Música no seu Cérebro de Daniel J. Levitin, um livro muito usado em nosso ninho, que mostra cientificamente como a música atua no cérebro humano desde os primórdios, até a atualidade, mostrando como “sons organizados” têm mais poder, que simples barulhos em nosso cerebelo, que é a parte do cérebro responsável por nossas funções motoras.

“Na linguagem popular, o cerebelo às vezes é chamado de cérebro reptiliano. Embora pese apenas 10% do peso total do cérebro, ele contém de 50% a 80% do total de neurônios. A função dessa parte mais antiga do cérebro é crucial para a música: a noção de tempo. […]

Em meu laboratório, constatamos fortes ativações no cerebelo quando as pessoas ouviam música, mas não quando ouviam ruídos. Há indicações de envolvimento do cerebelo no acompanhamento do pulso musical e também em outro contexto: quanto pedimos às pessoas que ouçam músicas de que gostam em vez daquelas de que não gostam, ou então uma música já conhecida, em vez de uma conhecida.”

Então, além de gerar emoções, uma boa música, tem a capacidade de ativar também nossas funções motoras, na área do cérebro com mais neurônios, isso explica por que músicas de boa levada nos fazem querer, instintivamente, dançar. É difícil encontrar pessoas que dançam quando estão desconfortáveis, logo, quando uma pessoa em uma loja, ouve uma música que lhe remete a uma boa lembrança, os quadris começam a se movimentar e isso, pode deixá-lo mais confortável para comprar algo.

O contrário também pode acontecer, e o cliente ouvir uma música que não faça sentido para o estabelecimento, se isso lhe causar uma emoção tão ruim, que faça com que ele se sinta mal, experimentando uma roupa, achando mais defeitos e desistindo da compra, falando o tradicional “depois eu volto para comprar”. Então, se você pode usar a música a seu favor, colocando sons que façam sentido com seu estabelecimento, produto e sua persona, é melhor fazê-lo.

Afinal, nosso cérebro é uma máquina tão complexa que vem sendo estudada a anos, porém é comprovado cientificamente que a música, pode atuar em praticamente todo ele, desde o sistema límbico, gerando sentimentos, até o cerebelo, fazendo com que pratiquemos movimentos instintivos. E mais uma vez abrimos uma citação de um de nossos favoritos, A Música no seu cérebro de Daniel J. Levitin.

“A história da ação da música em nosso cérebro é de uma requintada orquestração de regiões cerebrais, envolvendo ao mesmo tempo as partes mais novas e mais antigas do cérebro humano, assim como regiões tão distantes quanto o cerebelo[…].”

Ao saber dessas informações, com referências científicas nos perguntamos; qual a música ideal para vender mais em meu estabelecimento? Quais sons organizados da maneira correta podem aumentar o ticket médio do meu produto? Como tocar uma música que represente a verdadeira essência de minha empresa? E eu respondo, tenha o Ambience de sua empresa, reproduza a música certa para encantar seu cliente já no momento que ele entrar. Entre em contato conosco e saiba qual música irá vender para você.

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