Estudamos um dos melhores relatórios da Indústria Musical para trazer grandes insights para nossos seguidores. O primeiro semestre foi incrível para a música e o próximo é promissor, saiba mais sobre o que aconteceu e como se preparar para os próximos movimentos da indústria.

Por: Luiz Gusttavo
Bandas, duos, projetos pessoais, todos podem se beneficiar dos insights deste Relatório – Foto de Alvaro Viveiros na Unsplash

A Luminate é uma empresa especializada em dados e insights das indústrias do entretenimento, trazendo informações essenciais, objetivas e confiáveis em música, filmes, televisão, jogos, vídeos curtos e muito mais. Anualmente, ela desenvolve dois relatórios sobre a Indústria Musical, com uma análise aprofundada dos dados, trazendo as próximas tendências para esse mercado, servindo como base para agências, gravadoras, artistas e tantos outros players envolvidos no mundo da música. Na postagem de hoje, trouxemos um apanhado dos principais pontos do Relatório de Meio de Ano da Luminate, e damos nossa opinião de como essa análise pode ser útil para artistas em diferentes fases de sua carreira.

O que é este Relatório?

O Relatório de Meio de Ano da Luminate é um estudo abrangente sobre o estado da indústria da música no primeiro semestre de 2023, com base em dados compilados pela Luminate nos seis primeiros meses do ano. Com mais de 500 fontes e 20 trilhões de pontos de dados, ele traz tendências e mudanças na indústria da música, desde desempenho de vendas de mídias físicas e streamings, até o comportamento de consumidores. O entendimento dessas tendências pode ajudar os players da música a mudar o jeito como estão trabalhando e traçar as novas estratégias para alcançar seus objetivos.

Este relatório revela que a indústria global da música ultrapassou um trilhão de streams o que não impediu que as vendas físicas aumentassem. Ele também destaca que as faixas estão sendo criadas em volumes e ritmo mais altos do que em anos anteriores, além de trazer o status de artistas independentes no cenário atual e o impacto do surgimento de plataformas de vídeo de curta duração. O objetivo do relatório é ser uma fonte confiável, concreta e precisa de dados que atendam à indústria do entretenimento em geral, ajudando nos planejamento de negócios e carreiras da Indústria Musical. Abaixo destacamos os principais pontos que irão nortear algumas ações em nossa empresa e que podem ajudar nossos leitores a se destacar ainda mais nesse mercado.

Crescimento

Uma das primeiras informações relevantes do relatório se refere aos números do mercado, em 2023 a Indústria da Música ultrapassou a marca de um trilhão de Streams em apenas três meses, sendo o ritmo mais acelerado desde que os dados começaram a ser captados. Mas nem só de streaming vive a música e o relatório também destaca o aumento das vendas de mídias físicas em todos os formatos. Os amantes da música estão consumindo cada vez mais suas tracks favoritas e até comprando mídia física para apoiar seus artistas favoritos. Entre o crescimento nos estilos musicais está a música country, ganhando cada vez mais ouvintes em países como  Filipinas, Indonésia, Índia, México, Alemanha, Vietnã e Brasil.

Streaming

A cada dia que passa o Streaming se torna uma ferramenta ainda mais importante para entendermos o cenário da música, seu desempenho afeta diretamente como o mercado se comporta, mudando o comportamento de artistas independentes até as grandes gravadoras. De acordo com o relatório, o streaming está se tornando cada vez mais global, crescendo em mercados emergentes como Índia e os países da América Latina, esse crescimento exige um trabalho cada vez mais personalizado e, as boas recomendações de música têm sido um diferencial entre as principais opções de streaming, que estão buscando a cada dia a melhor maneira de entender os hábitos do público, para recomendar o melhor para cada ouvinte na hora certa. Poder ouvir suas músicas favoritas em qualquer lugar a qualquer momento, faz com que as plataformas de streaming exerçam um papel cada vez mais dominante na Indústria Musical, oferecendo uma variedade de músicas cada vez maior. Para as gravadoras e artistas, as plataformas oferecem métodos cada vez melhores de alcançar um público mais amplo, monetizando suas músicas de acordo com a performance delas. Entre os maiores desafios enfrentados, destacam-se uma remuneração justa e a luta contra a pirataria. Para aproveitar o crescimento do streaming, artistas, gravadoras e outros envolvidos na indústria musical, podem explorar novas oportunidades, lançando músicas com frequência e tendo um perfil de artista sempre em atualização.

Vendas físicas

Apesar do crescimento expressivo do Streaming, as vendas físicas também estão em fase de crescimento, o relatório identificou aumento nas vendas de CDs, cassetes e vinis, em todo o mundo, além disso, os consumidores que compram mídias físicas gastam mais dinheiro com música, que os que consomem apenas digital. Além disso, eles consomem mais shows, merchandising e outros produtos relacionados à música, estes têm mais chance de serem super fãs, por serem mais engajados, sendo tão importantes para a indústria da música que exigem um tópico apenas para eles, adiante nessa postagem. Sendo assim, é importante investir não apenas no streaming, mas preparar sempre que possível material físico, tanto quando falamos de mídias, quanto ao tratar de merchandising, brindes, entre outros.

Vídeos de curta duração

O momento é propício para vídeos de curta duração, o TikTok revolucionou o mercado, e fez surgir novas plataformas especializadas nisso, além de Reels e Shorts, de Instagram e YouTube, respectivamente, que são soluções encontradas por grandes empresas para se adaptar a este novo mercado. Isso fez surgir novos artistas, além de algumas músicas que viralizam por alguns segundos, mas que mal sabemos o restante, isso parece ser o novo cenário do Mercado da Música. Segundo o relatório Luminate, essas plataformas estão mudando o jeito que as pessoas consomem música, além de terem mudado muito artistas e tracks são promovidos, se tornando muito importante para eles e as gravadoras. Além disso, os algoritmos favorecem a descoberta de novas músicas, artistas e até estilos musicais, trazendo a cada dia uma nova oportunidade para todos os envolvidos na Indústria da Música.

Artistas Independentes

No atual cenário, artistas independentes também começam a se destacar, se aproveitando tanto das oportunidades que o streaming traz, quanto de outras plataformas, como as redes sociais. Apesar de o relatório carecer de informações sobre os artistas independentes no atual cenário, ele destaca as facilidades que a tecnologia trouxe à Indústria, proporcionando a ascensão de novos artistas em um cenário altamente competitivo. Eles também são mencionados na parte que aborda os super fãs, que podem beneficiar novos artistas, divulgando, comprando acessórios e até defendendo em redes sociais. Apenas no primeiro semestre do ano, 120 mil novas tracks foram registradas nas plataformas de streaming, representando um aumento de 38% em relação ao mesmo período em 2022. Segundo o relatório, o aumento pode ter se dado devido à inclusão das Inteligências Artificiais, tanto criando músicas, quanto contribuindo para produtores em tracks novas. As oportunidades surgem no mercado a cada dia, resta aos artistas saber como se aproveitar delas, aumentando a frequências nas redes sociais, produzindo músicas para o streaming e até utilizando as IAs em sua estratégia.

Super fãs

Super fãs é um termo utilizado tanto pelo Relatório Luminate, quanto pelo Spotify para definir ouvintes de música altamente engajados, eles se envolvem com o artista e com seu conteúdo de várias maneiras, streaming, mídias sociais, compra de música física, merchandising, frequência em shows, etc, representando 2% dos ouvintes mensais, porém eles são responsáveis por mais de 18% dos streamings. Esse engajamento não se prende a super estrelas da música, eles também são mais propensos a descobrir e apoiar novos artistas, quando isso ocorre, eles os divulgam e defendem em suas redes sociais, além de gastar mais dinheiro com projetos que gostam. Conquistar um super fã é possível para artistas de qualquer tamanho, eles devem se envolver com o público, seja nas redes sociais ou nos bastidores dos fãs, além de construir uma conexão autêntica com eles, isso ficou mais fácil com o advento das redes sociais, mas também é possível oferecer conteúdos exclusivos, materiais personalizados, vantagens em shows. Por fim, um super fã pode oferecer feedbacks sobre o artista, o ajudando com dados que podem transformar outros ouvintes em super fãs, aumentando sua base, seus streamings, seus ganhos e sua visibilidade.

 

Grandes insights, não é mesmo? Aqui na Canora Música & Marketing já estamos trabalhando tudo isso, seja com nossos Artistas Agenciados, com os projetos na Mentoria e até em nossas estratégias de mercado. Nesta postagem, trouxemos o que julgamos mais relevantes para nosso público com dicas práticas de como eles podem se aproveitar de cada um dos tópicos dessa valiosa ferramenta para todos inseridos na Indústria da Música. As tendências apresentadas aqui, podem servir e muito para tomar decisões mais assertivas, mostrando como os ouvintes estão se adaptando. Quer saber mais sobre como podemos ajudar em suas estratégias com mais relatórios, estudos e insights? Entre em contato conosco, vamos apresentar a solução perfeita para seu momento de carreira.

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