Quais os diferenciais de eventos mundialmente renomados? O que seu evento precisa ter para crescer?  Entenda como utilizar estratégias de Identidade Visual em seu evento e atrair ainda mais público para as próximas edições de seu evento.

Por: Luiz Gusttavo
Palco da Tomorrowland 2019 – Photo by Daniels Joffe on Unsplash

O que é Identidade Visual?

A Identidade Visual também chamada de Branding, abrange todos os elementos que o público vê sobre uma empresa, produto e afins, ela trabalha questões como logo, cores, photo brief e vários outros aspectos que compõem a marca, sendo uma das principais ferramentas para assimilação de um produto ou serviço e por que não, um evento.

Grandes eventos ao longo da história, trabalham sua marca junto a atrações, estilo musical e afins e esse é um dos motivos para que eles tenham tomado a proporção que tomaram, levando milhares de pessoas aos seus eventos. Basta pensar como Rock in Rio, Lollapalooza, Tomorrowland e tantos outros trabalham marca, cores, vídeos, ações patrocinadas e tantos outros aspectos de seus eventos, independente do local do evento. Assim, os participantes de uma edição, sempre associaram a marca ao momento que viveram nas pistas, isso ajudou na afirmação do evento junto ao público, aumentando a quantidade de participantes a cada ano.

Tomorrowland – A Marca além da marca

Um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, sonho de praticamente todos os DJs do ramo, a Tomorrowland vem fazendo seu nome desde 2005. Desde as primeiras edições, o evento trabalha cores e luzes fortes em todos os seus conceitos, sendo observado desde suas artes até a decoração do palco, criando uma verdadeira “Terra do Amanhã”. Desde a primeira marca podemos ver algo místico e fantasioso, de um evento que vende ao seu público, muito mais que algumas horas com os maiores DJs do mundo e sim, o sonho de estar em um local que chega a parecer outra dimensão.

Ao longo dos anos, é possível perceber que a marca passou por algumas modernizações, sem nunca perder sua essência, sempre carregada de elementos místicos, podemos dizer que até o formato permanece o mesmo, por mais que tenha se adaptado ao momento de cada edição. Um evento que começou menor, mas nunca abandonou seus conceitos, até se afirmar como um dos maiores do mundo, com edições em outros países, sempre com sua marca muito bem definida e dizendo ao seu público como serão os dias no evento.

Primeira e última logos da Tomorrowland – Disponível em logo.fandom

Como fazer uma boa Identidade Visual?

Conheça seu público

Quando pensamos em um evento, devemos pensar primeiro nas pessoas que vão a este evento, sendo assim o primeiro passo é conhecê-los. Definindo qual o público-alvo, fica mais fácil trabalhar os próprios conceitos, criando um ambiente e campanhas que falem diretamente aos interessados em seu evento.

Encontre um conceito para sua marca

A primeira impressão de seu evento será sempre sua marca, ela deve estar bem definida e por mais que sofra modernizações, seu conceito deverá acompanhá-la, para facilitar a associação da imagem junto ao público. Mesmo com mudanças no público-alvo, no tipo de atrações ou até mesmo no modelo do evento, o conceito deve permanecer, para ajudar na assimilação do público. Sempre que possível coloque seu conceito nas peças, fotos, vídeos, outdoors, sempre que a pessoa ver algo sobre o evento saberá que se trata dele.

Defina um conceito e trabalhe com ele sempre que possível

É importante termos uma conceito bem definido para cada edição do evento, alinhando cores, formas e outros elementos a ele, isso facilita na hora de criar peças publicitárias, decorar o ambiente e trabalhar de modo a aumentar a assimilação do público, porque independente de estar ou não no local, cada elemento criado, terá a intenção de lembrar ao participante sobre o evento. Assim, mesmo que se faça edições em outros locais ou horários, ou mesmo que a temática de cada data mude, o conceito deve permanecer sempre, isso amplia ainda mais a assimilação que o público tem do evento.

Divulgue suas atrações e trabalhe com a identidade delas

Seu evento vai trazer um grande artista? Terá um Open Bar com bebidas de boa qualidade? Utilize a identidade deles junto à do seu evento, trabalhe as principais atrações, divulgue seus diferenciais, pois elas chamam mais público, mas divulgue tudo que sua festa tem a oferecer, você vai alcançar diferentes pessoas. As atrações nem sempre precisam ser os artistas, trabalhar uma marca de bebidas famosa junto ao seu fornecedor, por exemplo, pode gerar peças legais fundindo a Identidade Visual dessa bebida à de seu evento. Grandes atrações, independente se estarão no palco, nos bares ou em outro local, sempre aumentarão a credibilidade de seu evento, quanto mais você trabalhar com elas, melhor.

Cresça mas não se esqueça de suas raízes

O evento cresceu, o público ficou maior e as atrações melhores? Lembre-se de quando começou, mantenha-se firme no conceito, fazendo com que você venda a essência das primeiras edições em uma “nova embalagem”. Isso ajuda a fidelizar o público e melhorar a escalabilidade de cada evento, o que deixa um gancho para outra dica, capriche no after movie e comece a divulgar sua próxima edição logo que após sua antecessora. Para crescer, você precisa de novos participantes a cada evento, mas eles não podem substituir os anteriores. 

Se inspire no que funciona, mas saia da Caixa

Ir além do básico, pode facilitar muito na hora de ganhar a afeição de seu público, marca, conceito, temática, decoração são muito importantes e geram mídia espontânea para o seu evento, porém quando mais você sair da caixa, para fazer um evento que se destaque, é importante fazer diferente do que outros organizadores fazem. Inovar nem sempre pode ser na forma de divulgar algo, trazer novos artistas, pensar em um local diferente para o evento, outros canais de divulgação, o limite é justamente sua criatividade, crie, invente, inove, dê ao público algo inesperado.

É cada vez mais comum, eventos que dão, por exemplo, brindes personalizados aos participantes, que inovam no ingresso físico e criam experiências ainda mais agradáveis e isso tem se tornado praticamente um padrão entre os grandes. Novos jeitos de entregar ingressos, brindes, parcerias com empresas e lojas, as possibilidades são infinitas e com certeza geram mídia espontânea, lembre-se quanto mais gente falando sobre alguma coisa, mais pessoas conhecerão aquilo, o ciclo é infinito.

Claro, isso são elementos extras que podem surpreender o público e aumentar o engajamento trazendo ainda mais pessoas para seu evento, saia da caixa, mas não se esqueça do básico, montar bem a identidade visual, falar a mesma linguagem nas redes sociais, ter postagens que facilitem a identificação, além é claro cuidar de cada detalhe, antes, durante e depois do evento, criando uma experiência única para seu público. Uma edição com pessoas satisfeitas, garante ainda mais pessoas nas próximas edições, e isso aumenta as chances de criar um evento escalável.

 

Estamos falando de qualquer tipo de evento, uma boa Identidade Visual pode ajudar desde palestras corporativas, a grandes festivais musicais, tudo depende de saber para quem se está divulgando e criar uma conexão que mostre a essência de seu evento e venda muito além shows, bebidas ou palestras, mas venda uma experiência única, da qual os participantes se lembrarão até a próxima edição, para a qual convidarão seus amigos para vivenciar momentos de prazer com eles. Gostou do post? Tem algo a acrescentar? Conhece algum grande evento que usou bem sua Identidade Visual para alcançar o patamar que está hoje? Mande esse texto para seu organizador de eventos favorito, ou para alguém que pensa em organizar um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *