Você já entrou em alguma loja ou estabelecimento comercial e gostou da playlist que estava tocando lá? Com certeza você se sentiu como parte daquele lugar, não é?! Nem viu o tempo passar e adquiriu algum produto desse lugar? Acredite se quiser, as chances disso ser mais que uma coincidência são enormes. Conheça um pouco mais sobre o Music Branding.

A palavra BRANDING está em alta nas redes sociais, os estudiosos do marketing tem batido muito nessa tecla como uma importante estratégia para qualquer marca do mercado, de acordo com o SEBRAE, temos como definição de BRANDING: estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado, o seu principal objetivo é despertar sensações e criar conexões com a própria marca, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente no momento de decisão de compra.

O MUSIC BRANDING, basicamente, associa a música a essa importante estratégia de vendas. Existem vários estudos que mostram que ela auxilia no tratamento de doenças, nos desperta memórias importantes e várias outras questões que mostram que ela faz muito mais coisas que não seja apenas agradar nossos ouvidos ou fazer um “barulhinho de fundo” pra não viver no silêncio absoluto. Sendo assim, o MUSIC BRANDING é o uso da música e dos sons como reforço da imagem de uma marca

Para falar de MUSIC BRANDING é preciso entender que cada um dos 5 sentidos é importante no processo de decisão de compra, sendo alguns mais ou menos importantes dependendo do seu segmento de atuação, ou seja, tudo o que você sente de cheiros a texturas, de limpeza visual a poluição sonora, simplesmente tudo é levado em conta mesmo que de maneira inconsciente no seu processo de compra. Sendo assim, sua Playlist vai influenciar o sentimento de pertencimento ou não de uma pessoa àquele local, e consequentemente vai indicar pro seu público que quem usa sua marca, em sua maioria, gosta daquele tipo de som que está tocando.

O processo de criação de uma playlist que combine com a sua marca, ou até mesmo de uma vinheta para a sua propaganda, é algo que passa longe de ser complicado, mas que demanda um conhecimento muito grande do seu negócio e do seu público de maneira geral.

A identidade musical deve ser pautada pensando em seu público, por exemplo, uma seleção de músicas com uma batida mais lenta, combinam com a essência da marca e podem funcionar em uma playlist conceito da marca, mas na loja irão soar entediantes como música ambiente, é o conhecimento do seu negócio que irá pautar o que toca e o que não toca na sua loja, pois é necessário o seu público SE SENTIR PARTE DA SUA EMPRESA acima de tudo, consumindo a música que está tocando, que com certeza vai levar a adesão da sua marca por ele em algum momento.

Podemos sentir alguns exemplos de MUSIC BRANDING na pele em nosso cotidiano, como quando você vai a um fast-food e tocam músicas antigas, que te dão a sensação de nostalgia, te agradam por um tempo, porém rapidamente você se cansa e quer ir embora do local. Outro exemplo é quando você escuta a música do Banco Itaú nas propagandas do banco e você já sabe do que se trata sem ninguém dizer uma palavra sequer, ou quando você ouve as palavras de mulher pra mulher naquele ritmo específico, e responde cantando mentalmente “Marisaaaaa!” (eu sei que você leu cantando). 

Com certeza você também já achou o ambiente de uma loja muito receptivo, sem a loja ter nem um lugar para sentar, você ainda experimentou várias peças e ficou por mais de uma hora ali dentro. Isso faz parte do MUSIC BRANDING, isso é a essência de tudo. A música te identifica com o lugar, logo você se identifica com aquela marca e aquele ponto de venda. Depois desse papo de identificação, clica ali na Aba de Playlists do nosso site e conta pra gente com qual você mais se identificou! Não se esqueça de seguir a gente pra receber mais conteúdo como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *