Como um TED Talks sobre Design pode dar insights para um estabelecimento vender mais? Qual a melhor forma de usar cada um dos cinco sentidos para melhorar a experiência de compras em sua loja? Entenda como cada sentido é tão importante quanto todos eles trabalhados em conjunto.

Por: Luiz Gusttavo
O que uma balada, sexo e sua loja têm em comum? Ficam melhores quando se usa os cinco sentidos. – Photo by Abstral Official on Unsplash

Um TED Talks sobre os cinco sentidos

Não é novidade para quem nos acompanha que o Marketing Sensorial é uma de nossas paixões, os Segredos Sensoriais por Trás das Coisas que Compramos nos inspiraram a criar um novo produto aliado ao nosso conhecimento musical. Uma de nossas inspirações, já citada em uma postagem sobre Marketing Auditivo, é o TED Talks do Designer Jinsop Lee, que mostra de uma maneira lúdica, como quanto mais sentidos são trabalhados, melhores são as experiências do seres humanos.

Hoje, decidi falar sobre esse vídeo, mostrando como todos os estabelecimentos podem ser mais efetivos no atendimento, utilizando cada um dos cinco sentidos para ajustar o tempo de permanência do cliente, aumentando vendas e até mesmo o ticket médio dos produtos.

Jinsop Lee começa o vídeo perguntando porque sexo é tão bom, arranca alguns risos da plateia e contextualiza, dizendo que ia contar a história de uma amigo da faculdade que ele odeia, Chris Hosmer. Conta que em um trabalho, a classe deveria criar um relógio diferente que funcionasse a luz solar, Jinsop teve uma brilhante ideia e utilizou um girassol que se movimenta de acordo com o horário, fazendo com que a posição da flor indicasse que horas eram. Porém sua ideia genial, nem se comparava à de Chris, que através de óleos aromáticos, criou um relógio que exalava um cheiro a cada hora do dia, e isso sempre fez nosso talker se perguntar qual a diferença entre os relógios e porque o de seu amigo era tão bom.

Essa indagação o fez perceber, que sexo era tão bom, por que é a atividade humana onde os cinco sentidos são mais utilizados, criando uma experiência sensorial completa. A partir daí, ele começou uma pesquisa onde ele avaliava várias atividades pela ótica de cada um dos sentidos e depois os classificava de 0 a 10, após isso ele dá alguns exemplos dessas atividades e conclui, já que a experiência sensorial perfeita seria uma linha reta no topo do gráfico, sexo é a melhor das atividades, por ser a que chega mais perto desse desenho. 

“Sexo é tão bom, que é bom mesmo quando é ruim”

Nessa conclusão é possível entender como o relógio de Chris era melhor que o de Jinsop, além de trabalhar a visão, coisa que os outros colegas também fizeram, ele trabalhava e muito o olfato, quanto mais sentidos, mais sucesso o design terá. Baseado nisso, ele começa a sugerir alguns produtos do cotidiano, que poderiam ser mais atraentes sob a ótica de mais de um sentido, isso mudaria a usabilidade e até a aparência de cada um deles, mas poderia fazer tarefas rotineiras se tornarem mais próximas de uma experiência sensorial completa. Utilizando os 5 sentidos para melhorar a experiência de vida. Ao final do Talk, ele diz que quer melhorar a experiência de seu público e para isso, distribui balas para a plateia, utilizando-se do olfato, tato e bastante do paladar, para melhorar sua apresentação.

Mas como uma palestra cujo tema era design, pode aumentar a eficiência de vendas de um estabelecimento? A resposta é simples, quanto melhor você trabalhar os sentidos em sua loja, melhor será a experiência do cliente, causando assim uma maior sensação de bem estar, fazendo com que ele fique em sua loja pelo tempo que for necessário para concluir a compra, afinal Tempo é Dinheiro mas falaremos disso em outra oportunidade. Hoje, eu quero te ajudar a aplicar o Marketing Sensorial em sua loja.

 

Visão:

A visão talvez seja o sentido que um empresário mais que preocupa em encantar, muitas das vezes, o fazendo inconscientemente, vitrines, araras e estufas sempre muito bem trabalhadas, separando produtos por cores, tamanhos e outros, além daqueles enfeites sazonais, para cada época do ano, ou aqueles permanentes como quadros e estátuas. Propagandas visuais também dão o tom de uma loja, os produtos são separados de acordo com sua importância para o estabelecimento, é comum vermos por exemplo, supermercados que deixam doces e petiscos de consumo rápido próximos ao caixa, para que a pessoa os compre por impulso. Uniformes, maquiagem e até um sorriso dos vendedores podem influenciar a decisão de compra do consumidor, porém é importante que o visual do local esteja de acordo com a Identidade de Marca da empresa, afinal ela gera uma assimilação importante na mente das pessoas. Estar com o estabelecimento sempre organizado é uma boa estratégia para encantar os olhos de seu cliente, literalmente, afinal uma loja bagunçada ou com muita informação visual pode atrapalhar mais que ajudar.

Olfato:

Ter um estabelecimento sempre limpo vai além da assiduidade e higiene, pois encanta o olfato de quem entra no local, além disso, alguns segmentos como alimentação levam vantagem em alguns momentos do dia, quem nunca comprou um pãozinho por causa do cheiro que eles exalam enquanto estão assando? Além disso, roupas, livros, brinquedos, carros e outros produtos têm um cheiro característico quando são novos, porém isso não é motivo para ousar ainda mais. Algumas lojas, por exemplo, desenvolveram seu próprio aroma, que é utilizado tanto na higiene do espaço, quanto na hora de embalar seus produtos. É importante que o cheiro seja sempre bom, ou pelo menos neutro, porque odores ruins ou mesmo muito fortes, podem dar a ideia de local sujo, ou de que algo está errado, o que pode prejudicar a permanência do cliente, e o que queremos é que ele se sinta confortável para consumir ainda mais.

Paladar:

Esse sentido aqui, estabelecimentos alimentícios devem dominar com maestria, porém também deve ser observado de perto por outros segmentos. Há vários exemplos de lojas que oferecem petiscos, balas e até cerveja para seus clientes, além disso, é muito comum no Brasil, estabelecimentos que oferecem um bom cafezinho a seus visitantes, sendo praticamente um ritual em muitas empresas. O paladar, ao contrário dos outros sentidos, é necessário permissão para acessá-lo, mas quanto mais opções você tiver para oferecer, maiores a chances de o cliente aceitar e sentir um gostinho do seu atendimento, literalmente. Mais uma vez o cuidado se faz necessário, você não quer que seu estabelecimento tenha fama de café ruim, ou pior, servir comida estragada aos clientes.

Tato:

O tato é talvez o sentido que mais trabalha na mente dos frequentadores de um estabelecimento, porém é o mais difícil de trazer algo inovador. Apesar disso, o básico cumpre bem seu papel por aqui, e alguns estabelecimentos colocam as mais diversas texturas ao alcance de seu cliente, do chão ao teto, tudo pode influenciar o tato de um ser humano. Carpetes, produtos ao alcance, retirar obstáculos do chão e até a temperatura do que é servido, pode fazer a diferença na percepção tátil de alguém que visita um estabelecimento. Existem locais onde, por exemplo, é proibido pisar de sapatos, alguns por motivos místicos, outros para facilitar o trabalho com clientes, mas seja como for, os pés receberão as sensações transmitidas pelo chão. Assim como os outros sentidos, o tato também requer cuidado em seu trabalho, para que o cliente se machuque porque algo está fora do lugar.

Audição:

Deixamos por último o sentido mais importante, por que trabalhamos com música? Também. Porém a audição é o único dos cinco sentidos que você não consegue “paralisar” sem demonstrar reação física. Se você não colocar algo na boca, não vai sentir o gosto, sem tocar, o tato também não é afetado, de olhos fechados, você evita ver algo, assim como não sente cheiros ao prender sua respiração. Porém, para evitar ouvir algo, deve tapar os ouvidos, isso faz com que sua audição esteja trabalhando 24 horas por dia, por isso, os despertadores são em grande maioria um objeto que faz barulho para nos acordar na hora programada, afinal, mesmo dormindo ouvimos.

Como é nosso lugar de fala, aqui damos ainda mais dicas de como a audição pode ser uma aliada em sua estratégia de vendas, mas vamos começar com exemplos negativos, poluição sonora, carros na rua, barulho de outras lojas, outros clientes conversando e até sons de objetos caindo ou batendo, tudo isso pode deixar uma má impressão de um estabelecimento e muitas das vezes o cliente, nem sabe que esse é o motivo de ele não gostar de um determinado local. Puxando ainda mais a brasa para a nossa sardinha, quando os sons estão em harmonia, em volume ambiente e podem ser ouvidos em toda o estabelecimento, eles geram uma sensação de conforto e até pertencimento por parte do cliente, porém não é qualquer música que causa esse efeito. 

Quando Leslie Wexner comprou a Victoria’s Secret no começo dos anos 80, ele sabia disso, por isso ele tocava música clássica em suas lojas, isso causava nos frequentadores a impressão de produtos luxuosos que vendia lá, claro que essa não é a única causa do sucesso da marca, porém a partir daí, vieram desfiles, Angel’s, expansão da marca pelo mundo e o resto é história. A estratégia deve variar de acordo com cada estabelecimento, para evitar uma música errada fazendo efeito contrário, influenciando negativamente o cliente. Como a audição não pode ser interrompida sem parecer falta de educação, é preciso ter ainda mais cuidado com o que a pessoa ouve no estabelecimento.

 

Finalizando, a experiência de uma pessoa em um estabelecimento, pode ser ainda melhor caso os cinco sentidos estejam em harmonia, porém como vimos, eles devem trabalhar em conformidade com os objetivos da empresa, sempre dentro da identidade da mesma e claro, de acordo com seus clientes.

 

Para quatro sentidos, nós demos dicas de como usar a criatividade e alcançar resultados cada vez melhores em suas estratégias de vendas, porém na audição, falamos apenas como ela pode influenciar negativamente a mesma. O motivo é simples, em nossa empresa, música é coisa séria, e não poderíamos entregar uma solução genérica, afinal músicas que servem para uma empresa de Consultoria Financeira, não teriam o mesmo resultado em uma Loja de Ternos. Para descobrir qual a música ideal para o seu estabelecimento, basta entrar em contato conosco e ter um Ambience, a música que irá melhorar suas vendas, em harmonia com a identidade de sua empresa.

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