Como um dos maiores nomes do Marketing atual pode te ajudar nos próximos passos de sua carreira? Qual caminho os organizadores de eventos tomam para contratar suas atrações musicais? Entenda como um público que não te conhece pode virar seu fã e ajudar a alcançar mais pessoas para seu projeto musical.

Por: Luiz Gusttavo

Quem é Phillip Kotler?

Phillip Kotler é figurinha carimbada entre aqueles que estudam ou pelo menos se interessaram por Marketing, sendo uma das maiores autoridades no assunto, chamado por muitos de pai do marketing. O professor é doutor em economia pelo MIT e possui diversos prêmios de honra concedidos por instituições de diversos países, além de ter sido considerado pelo The Wall Street Journal um dos 10 nomes mais influentes na área dos negócios. Seu currículo é tão extenso que ele mereceria uma postagem, apenas para falar dele, talvez em outro momento.

Qual o Caminho do Público segundo o Marketing 4.0?

O Caminho do Público, segundo Kotler no livro Marketing 4.0, geralmente tem cinco etapas, iniciando quando a pessoa sequer conhece a marca ou produto, até o momento em que a propaganda boca a boca começa a se mostrar mais eficaz, que chamamos de defesa da marca. Essas etapas, se aplicam individualmente a cada usuário e definem o quão próximo a uma empresa ou marca aquela pessoa está, sendo fator importante nas tomadas de decisões de compras.

1ª Etapa – Assimilação:

No começo, é comum que o consumidor nunca tenha ouvido falar de uma marca, na primeira etapa ele tem o primeiro contato com ela, antes disso é provável que ele ainda nem saiba o que é a empresa ou o que fazem, mas ao ouvir sobre ele toma ciência da existência, mesmo que ainda não tenha interesse em seus produtos ou serviços.

2ª Etapa – Atração:

Após conhecer uma marca, o consumidor entra em um parte muito importante do caminho, pois é quando ele começa a considerar os fatores que farão com que ele escolha a marca. Nesse momento, ele começa a ponderar os diferenciais que o levarão a uma decisão de compra, e passa a considerar uma escolha pelas marcas.

3ª Etapa – Arguição:

Esta etapa é um dos diferenciais do caminho do consumidor na era da conectividade, motivado pelos diferenciais percebidos na etapa anterior, o cliente começa pesquisas em seus círculos sociais, levando em consideração a opinião de outras pessoas, sejam amigos, conhecidos e até mesmo famosos. A pesquisa também pode incluir Google, redes sociais e outras plataformas.

4ª Etapa – Ação:

Como o nome sugere, a quarta etapa do Caminho do Público é o momento em que ele toma a decisão de compra, de posse das informações coletadas na etapa anterior, o consumidor começa a fechar negócios, seja adquirindo um produto ou serviço. 

5ª Etapa – Apologia:

A etapa final, é quando um consumidor satisfeito começa a fazer propaganda do produto ou serviço adquirido, contando a amigos, familiares e até desconhecidos, como sua compra foi boa. Influenciando possíveis consumidores que estejam na etapa da Arguição. A apologia é comumente associada a fidelização e defesa de marca, despertando a atenção de cada vez mais pessoas em relação à marca.

É importante ressaltar, que o Caminho do Público pode variar de acordo com cada nicho e com o mercado que a empresa atua, porém a decisão de compra segue majoritariamente este padrão.

Como adaptar o Caminho do Público à música?

Na música, este caminho pode seguir um trajeto diferente e podemos trabalhar dois tipos de “consumidores”, os contratantes, que em algum momento pagarão prestadores de serviço para atrair mais público para seu evento, e o próprio público, porque nada convence mais um contratante do que o apelo popular. O caminho também pode variar de acordo com estilos musicais, nicho e o mercado em que o artista pretende se apresentar, porém quando você sabe onde quer chegar, é mais fácil se encontrar no caminho.

Na etapa da Assimilação, o contratante é apresentado à sua marca e sabe que quando ele for organizar um evento, seja ele público ou privado, você, sua banda, projeto, orquestra, etc, poderão estar na lista de possíveis atrações. Neste momento os artistas, principalmente no começo da carreira, têm dificuldade em se posicionar, porém com um pouco de resiliência, conseguem aparecer tanto para os primeiros contratantes, quanto para o público em geral. Aqui um bom trabalho de imagem pode fazer toda a diferença, pois quanto mais pessoas assimilarem sua música, mais delas irão para a próxima etapa.

No momento da Atração, o contratante começa a preparar a Lineup de seu evento, enquanto nesse momento o público começa a cogitar que aquele projeto musical iniciante, pode ser um dos motivos de sua presença no evento. Nesse momento é importante se destacar mostrando seu diferencial, antes de o contratante decidir realizar o evento mostrar-se a atração ideal, estando presente na mente do contratante a curto e longo prazo. Repertório musical, preço, resposta do público são alguns fatores que ele pode levar em consideração na hora de escolher o lineup de seu evento.

Ao chegar na Arguição o contratante vai pedir conselhos, a acompanhar mais de perto a carreira do músico e a procurar contratantes satisfeitos do mesmo. Ele irá comparar preços e afunilar ainda mais as opções para seu evento, cogitando fechar com os principais prestadores de serviço, dentre eles os responsáveis por entreter o público através da música. Nesse momento, seu portfólio e o bom relacionamento com os contratantes farão toda a diferença. Enquanto isso, o público passa a procurar mais sobre o artista, perguntando para pessoas próximas, se ele é bom o bastante para valer sua presença no evento. 

A ação é a etapa mais importante na carreira de um artista, nesse momento o contratante o escolheu para seu evento, e o público compareceu para assistí-lo. Aqui é um bom momento para ser prestativo, mostrar serviço e deixar o público com gosto de quero mais, um hit inesperado, uma música atemporal, ou qualquer outra coisa que o músico julgue que irá surpreender positivamente os presentes. 

Contratos assinados, evento realizado, serviços concluídos, a qualidade dos contratados começa a definir a satisfação dos contratantes chegamos à etapa da Apologia. Aqui o público pode ser transformado em fã, contratantes esporádicos em contratantes fixos e artistas em residentes. Neste momento, o público começa a falar bem das atrações que mais gostou no evento e o contratante também começa a fazer propaganda em seus grupos sociais, despertando a curiosidade de outras pessoas para o trabalho do artista. Nesse momento, a estratégia pode incluir postagens de agradecimento à festa, um pós-vendas que avalie a satisfação do contratante e por que não brindes. A criatividade sempre será premiada com algum destaque. Quanto mais contratantes nessa etapa, mais eventos o artista irá conseguir, e cada espectador que se tornar um fã, é uma pessoa a mais para defendê-lo e se fazer presente em cada um de seus eventos, viajando até outros países só para ver seu artista favorito.

Cada contratante ou espectador, deve ser tratado de forma única, porém, quanto mais deles você tiver em cada etapa, significa que esse é o momento da sua carreira, porém por exemplo, se a maioria da sua cidade gosta de suas apresentações, você está na etapa da Ação no mercado municipal, mas em outras cidades você pode estar ainda na fase de Assimilação. Por isso é importante dar sempre o seu melhor e fazer sempre sua melhor apresentação, é essa performance que vai levar seu público da Assimilação à Apologia, transformando espectadores em fãs. Além disso, é importante manter frequência nas redes sociais, trabalhar bem sua Imagem Pretendida e mostrar o artista, mas também a pessoa além dele, o amante da música, o bom filho, irmão, amigo, etc. Seja você mesmo, mas se preocupe com seu público, para muitas pessoas um evento pode ser a primeira oportunidade de te ver no palco, você prefere que ela fique sempre na Assimilação ou que caminhe para a Apologia?

E você artista? Sabe em qual fase do caminho seu público ideal está? Precisa de ajuda com isso? Hoje a Canora Música & Marketing trabalha com um programa de mentoria anual que vai fazer você sair da etapa da Assimilação e começar a ter seus primeiros fãs trabalhando por sua Apologia, entre em contato para saber mais sobre o Hot Cue vamos ajudar você nesse caminho.

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