O começo de qualquer jornada é complicado, precisamos nos adaptar e fazer muito se quisermos nos dar bem, transformar um hobby em profissão, por exemplo, demanda um certo profissionalismo. Este texto vai dar oito dicas que todo DJ precisa para começar a vender suas primeiras datas e já entrar no mercado com uma imagem que irá destacá-lo dos demais.

Por: Luiz Gusttavo

Anteriormente, neste blog… você viu que Todo mundo é DJ e demos algumas dicas para se destacar em meio a um mercado tão grande. Porém, no começo da carreira, sabemos que algumas questões são um pouco complexas e que o começo é difícil para todos, por isso, essa profissão acaba sendo um complemento de renda e não uma carreira, porém quem começa nela, sonha em viver da música. Não iremos negligenciar, algumas ferramentas como o dispositivo de reprodução de música, que é necessário, mas muitos contratantes já possuem e pode significar um grande investimento no começo, softwares também são importantes, porém existem outros recursos que podem ser utilizados, o foco deste texto é a imagem e ferramentas simples e baratas, a maioria gratuitas, que podem ajudar na percepção inicial da carreira. No começo de nosso caminho somos completos desconhecidos do público e precisamos fazer algo para aparecer cada vez mais e nos tornarmos ainda maiores, para transformar de vez nossa carreira. 

Para que mais pessoas nos vejam, é importante trabalharmos com algumas ferramentas, isso vai melhorar nossa imagem percebida e trazer resultados cada vez melhores tanto para o público, quanto para contratantes. O público não vai te ver, se você não tocar nos eventos, e os organizadores de eventos não costumam convidar artistas com baixo apelo de público, um depende do outro e um músico depende de ambos. Assim, separamos algumas coisas que uma DJ pode fazer já no começo da carreira para ser cada vez mais visto e consequentemente, mais lembrado.

 

Nome Artístico:

Luciano Ferreira e Lukas Ruiz, se transformaram em KVSH e Vintage Culture, já Alok e Bhaskar, por criatividade de seus pais, receberam seus nomes artísticos logo que foram registrados. Pode ser seu nome, um apelido de infância, seu sobrenome favorito, um acróstico, siglas, abreviaturas, o importante é entender que você será conhecido por esse nome e ele é quem dita a força que sua marca terá.

Logo:

Falando em marca, lembramos das tão icônicas logos,não preciso citar quantas marcas são conhecidas apenas pelos seus símbolos, nem mencionar o sucesso de cada uma delas. Bandas sabem disso e criam tipografias únicas e símbolos marcantes para representá-las, a maioria dos artistas tem se preocupado também com isso, e criam marcas que digam tudo que o público precisa saber sobre eles. Aqui a dica é usar a criatividade, quanto mais marcante for sua marca, melhor será a fixação do público, porém dependendo da situação o básico resolve e o nome artístico escrito em uma boa fonte, pode ser uma bela opção.

Fotos:

Sabemos que no começo, é complicado ter fotos com qualidade profissional e que os serviços de bons fotógrafos são caros, porém quem pode investir nesse serviço, não se arrependerá. Mas mesmo quem não tem condições financeiras, deve ter uma boa imagem corporativa, para propagandas de datas. Elas devem ter uma certa qualidade, mas isso, nós conseguimos com um bom celular, além disso, é necessário um fundo preto ou branco, em contraste com o figurino. As roupas também devem dizer um pouco sobre seu projeto, alinhando acessórios, penteado e toda composição da foto, com seu estilo, tanto musical quanto de vida. 

Dica extra: Tenha sempre uma foto com roupas pretas e outra com roupas claras, elas facilitam a aplicação em praticamente todos os tipos e cores de artes.

Release:

A maioria dos bons contratantes, analisam releases antes de contratar suas atrações, releases são aqueles textos que falam sobre o artista e sua trajetória até chegar onde chegou, grandes eventos anunciam suas atrações musicais com estes textos. Conte sua história, diga como se apaixonou pela música, explique o que você toca e porque, diga como são suas apresentações, use sua criatividade, ou simplesmente fale sobre você. É importante ter um bom texto de fácil leitura, para que tanto os contratantes quanto o público saibam quem você é e o que esperar de você.

SoundCloud:

Faça podcasts pelo menos uma vez ao mês, mostrando seu trabalho. Além de facilitar para que o público conheça o que você toca, ainda vai lhe estimular a pesquisar cada vez mais músicas novas, que podem compor suas apresentações. Conhecimento musical e novas tracks na playlist nunca são demais. O Soundcloud também é uma boa ferramenta para postar novas produções, muita gente interessada em música estará lá para ver seu trabalho, além de ser uma plataforma com menos problemas quanto o assunto é direitos autorais.

Instagram:

Com certeza um DJ iniciante não pode negligenciar a rede social mais usada no mundo, seja para divulgar seu trabalho, ou postar aquela foto de um evento maneiro, o Instagram é uma excelente ferramenta, porém demanda frequência. Cada caso é um caso, mas se o público souber que toda quinta-feira, por exemplo, haverá um vídeo seu explicando sobre uma nova produção ou sobre sua próxima data, facilita a assimilação dele com seu trabalho, além de aumentar as chances de que o algoritmo o faça viralizar. Quem se preocupa com questões de branding, pode optar por utilizar paletas cromáticas, ou um mesmo estilo criativo em suas imagens, porém esse assunto é um pouco mais avançado, criar conteúdo com frequência tem mais importância nessa rede.

TikTok:

Febre do momento, esta rede social de vídeos curtos se atualiza a cada dia para facilitar a vida de seus criadores de conteúdo, isso faz com que seja uma de mais fácil viralização, isso faz com que completos desconhecidos tenham alguns minutos de fama. Um vídeo que caia nas graças do público já é o suficiente para tornar-se algo grande, com um bom trabalho e mantendo a frequência, o artista pode mostrar seu trabalho para cada vez mais gente e isso faz toda a diferença no começo da carreira. Frequência deve ser aplicada em qualquer rede social, além de aumentar as chances de viralização, ainda mostra ao público que você se preocupa com eles e faz um trabalho certo.

Registros:

Registre cada momento de suas apresentações, peça alguém para te fotografar no palco e gravar vídeos de sua apresentação, você ainda terá conteúdo para postar sobre suas datas, e isso faz com que cada vez mais gente veja seu trabalho. Além disso, é importante repostar cada menção que receber nas redes sociais, isso gera mídia espontânea, pois estimula cada vez mais pessoas a te marcar e os seguidores dessa pessoa irão te ver.

 

No começo é importante ser criativo, seja para escolher o nome ou criar postagens nas redes sociais, tudo que for bem trabalhado no começo, acompanhará o artista por toda sua carreira. Caso você queira uma ajuda profissional em todos essas questões, a Canora Música & Marketing pode ajudar você através do Hot Cue, um de nossos serviços, para DJs em todas as fases de carreira, mas que ajuda os artistas iniciantes a começarem a carreira no ponto certo tendo uma imagem profissional desde o começo. Entre em contato conosco e não demore, no momento em que este texto foi escrito, restam pouquíssimas vagas para a primeira turma e não sabemos quando a próxima terá vagas disponíveis. Qual a sua opinião? Qual dessas ferramentas é mais importante em uma carreira? Para você existe alguma que seja essencial e nós esquecemos? Comente abaixo.

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